Brasília sedia congresso nacional de jornalistas esportivos

Chegou ao fim neste último domingo (29) o 42° Congresso Brasileiro de Cronistas Desportivos, o primeiro realizado em Brasília, organizado pela Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD).
Foram três dias de palestras, mesas-redondas, homenagens e confraternização. O congresso teve início na quinta-feira (26) com a recepção às delegações e a abertura oficial, que contou com a presença de Lenoanrdo Picciani, ministro do esporte, Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal, Leila Barros, secretária de esportes do DF, Kleiber Beltrão, presidente da ABCD e outros.
Na sexta-feira, na primeira mesa-redonda do congresso, estava previsto a presença dos senadores Romário Farias e Álvaro Dias, mas eles não compareceram. Quem falou sobre a importância e a atuação da crônica esportiva bem como as suas normas vigentes foram os vice-presidentes da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Afonso Alberto, J.B. Telles, o presidente da ABRACE Anderson Maia e presidentes de outras associações regionais. E, no período da tarde, discussão sobre a importância das entidades associativas para o jornalismo esportivo.
Sábado a discussão foi voltada para a relação da ABCD com a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) no período da manhã. Ainda neste período foi realizado um jogo de futebol amistoso entre os cronistas esportivos de Brasília e os cronistas convidados. A Partida terminou com vitória do time da casa por 5x0.
A última reunião do congresso foi reservada à assembleia para aprovação em unanimidade de contas da ABRACE e para a escolha da próxima cidade sede do congresso, que será realizado em Fortaleza, Ceará. Finalizando o dia, foi realizado um passeio no lago Paranoá a bordo do barco White Swan Luxo de três andares.
O último dia foi só de despedidas. O evento se encerrou oficialmente às 12h do domingo, onde os cronistas convidados fizeram o check-out do Windsor Plaza Brasília Hotel e retornaram às suas cidades.