Jovens aparecem no "Brazil Junior Open" como o futuro do Squash

Foram 3 dias de competições, e nesse último domingo alguns jovens se consagram como campeões da 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Squash Juvenil. Brasília recebeu jovens de 8 estados, que alegraram a todos os presentes e principalmente aos dirigentes da Confederação Brasileira e da Federação Brasiliense de Squash.
Para o presidente da Federação Brasiliense, Rafael Sardá, o Brazil Junior Open de Squash foi um marco para Brasília, pois foi a primeira vez que um evento dessa magnitude, voltado unicamente para os jovens, foi realizado em solo candango. Rafael relatou para a nossa equipe a sua satisfação. “Estou muito feliz com tudo que vi aqui durante esses 3 dias de competições. A organização foi impecável, os duelos surpreendentes e a determinação desses jovens é algo contagiante e nos enche de esperança em relação ao futuro do esporte”.
O presidente da Federação ainda ressaltou o trabalho que está sendo feito junto aos atletas de Brasília. “O professor Diego Bolzan tem feito um trabalho excelente com o grupo de jovens que representa Brasília, e em cada competição é possível verificar a evolução desses garotos e garotas, onde estão entendendo melhor sobre as regras táticas e técnicas do jogo, tornando-os verdadeiros estrategistas dentro da quadra”, disse. Rafael ainda elogiou a estrutura que os atletas tem aqui em Brasília através do Iate Clube e da Capital Squash Center, que inclusive realizou, durante a semana que antecedeu a competição, o primeiro Brasília Squash Camp, que teve como foco promover a integração entre os atletas e aperfeiçoar a técnica deles na quadra.

Para Emerson Felipe Silva, pai e treinador dos atletas Isaias Melo e Lucas Melo, o campeonato foi fundamental para colocar em prática todos os detalhes que são trabalhados nos treinos. “Foi a chance deles de jogarem com atletas mais experientes e ter um dos meus filhos como campeão da categoria, superando o líder da categoria sub 11, é motivo de muito orgulho para mim, para o clube e principalmente para a nossa família. Puxamos muito no treino, mas sem esquecer os fundamentos que formam um verdadeiro atleta, como persistência, honra, dedicação e o principal de todos, a humildade”. Com a vitória do filho mais novo, Isaias Melo, o pai-treinador já pensa em preparar o jovem atleta para a próxima etapa do circuito que acontecerá em Santo André – SP, entre os dias 23 a 25 de setembro.
Outro atleta que se destacou no campeonato, e que está se despedindo da categoria juvenil para trilhar o caminho entre os profissionais do esporte, é o jovem Ygor Pires, que conquistou a 2ª posição na categoria sub 19. “Estou feliz com o meu resultado e com tudo que aprendi no tempo que estive aqui em Brasília. Antes da competição participei do Camp e pude aprender muito com o Diego Bolzan, Bruno Crepory e com o técnico Gláucio Novack, que além de tudo me auxiliaram sobre as decisões que preciso tomar para continuar evoluindo o meu jogo, já que no Maranhão acabo treinando sozinho devido à falta de outros competidores. Também quero agradecer a Gissele Serra, psicóloga da CBS e que me ajudou a controlar a minha ansiedade”.
Confira como ficou o resultado do Brazil Junior Open de Squash por categoria
Sub 9 (masculino)
- campeão: Owen Hendricks
- vice-campeão: Viggo Hendricks
Sub 11 (masculino)
- campeão: Isaias Melo da Silva
- vice-campeão: Caio Paiva
Sub 13 (masculino)
- campeão: Brunno Fontes
- vice-campeão: Caio Paiva
Sub 15 (masculino)
- campeão: João Victor Gomes
- vice-campeão: Bruno Fontes
Sub 17 (masculino)
- campeão: Gabriel Pederiva
- vice-campeão: João Vitor Viana
Sub 19 (masculino)
- campeão: Vitor Magnani
- vice-campeão: Ygor Pires
Sub 19 (masculino)
- Campeões: Vinicius Berbel e Victor Santos
- vice-campeões: Douglas Costa Junior e Vinicius Muniz
Campeãs no Feminino
- Gabriela Haje
- Clara Braga
- Yasmin Cordeiro
- Daniela Correa da Silva