Beach Tennis invade Brasília e já deixa legado na cidade

Foto: Davi Seiffert
Vindo diretamente das praias do Rio de Janeiro, o Beach Tennis é a mais nova paixão do brasiliense. No último final de semana, entre os dias 7 e 9, o parque da cidade foi sede da 1º FBT Team Cup – Abrace o Parque, competição do Circuito Brasileiro Correios de Beach Tennis. O torneio definiu os atletas que representarão o Distrito Federal na Copa das Federações em Florianópolis, em outubro.
No entanto o principal vencedor do torneio será a população de Brasília. Para a realização do campeonato foram construídas três quadras de Beach Tennis que ficará de legado para a cidade. Para a viabilização do projeto foi necessária a colaboração dos patrocinadores e até mesmo dos atletas, que abriram mão dos prêmios para ajudar na construção das quadras.
Segundo a Federação Brasiliense de Tênis (FBT), o esporte está na capital federal a aproximadamente cinco anos e existem cerca de 300 praticantes da modalidade. Dentre estes, cinco são profissionais e participam do circuito brasileiro na categoria PRO, a mais alta do pais. E com as quadras novinhas em folha a tendência é que aumente ainda mais o número de praticantes do esporte.
Até a inauguração das novas quadras no Parque da Cidade, os jogadores de Beach Tennis praticavam o esporte em clubes, onde tinham o material necessário. No entanto graças à FBT o esporte pode ser praticado gratuitamente nas quadras públicas recém-inauguradas próximo ao estacionamento 13 do parque. Para ter acesso ao material necessário para a prática da modalidade, o jogador precisa apenas apresentar documento original com foto à administração do parque.
Brasília possui um clima que é considerada ideal para a prática do Beach Tennis, com sol a maior parte do ano e praticamente sem vento. Apesar de ser um esporte derivado do Tênis, a versão “de praia” da modalidade é mais descontraída e com clima de verão. Basta um céu azul, sol, protetor solar e água de coco para acompanhar uma boa partida de Beach Tennis.