De virada, Universo/Brasília vence o Pinheiros (SP)

(Foto: Felipe Mendez - Universo/Brasília)
Depois de estar perdendo por 13 pontos no segundo período o Universo/Brasília teve um último quarto arrasador e venceu o Pinheiros (SP), terceiro colocado no NBB, por 81 a 77 no ginásio da AsCEB. Este foi o último jogo em casa do time candango na fase regular, que se aproxima do fim. Com a vitória o Universo/Brasília é o 11° colocado na tabela e está praticamente garantido nos playoffs.
O destaque do Universo/Brasília na partida foi o pivô Windi Graterol, cestinha da partida, que alcançou um duplo-duplo, terminando o jogo com 23 pontos e dez rebotes. O armador Nezinho também teve noite inspirada e terminou o duelo com 21 pontos e sete assistências.
As duas defesas protagonizaram os melhores momentos do primeiro quarto. Tanto o Universo/Brasília, quanto o Pinheiros (SP), tiveram dificuldades para pontuar. Com isso, o total de pontos da primeira parcial do duelo foi baixa: apenas 25. Os visitantes se aproveitaram do bom aproveitamento nos tiros de três pontos para se manterem à frente no placar por 16 a 9. Apesar da derrota parcial, o gigante Graterol mostrou que daria trabalho à defesa do Pinheiros, convertendo os quatro pontos que tentou.
A partida ganhou ficou mais equilibrada no segundo quarto. As duas defesas continuaram trabalhando bem, mas a dupla Arthur e Nezinho não deixou os visitantes se empolgarem em quadra e desgarrarem no marcador. Os dois combinaram para 15 pontos no período e ajudaram o Universo/Brasília, após cesta de Graterol praticamente no estouro do cronômetro, encostarem no marcador no intervalo, quando os donos da casa foram para os vestiários perdendo por 39 a 31.
Apesar de viver bom momento no fim do segundo quarto, o Universo/Brasília não conseguiu conquistar a virada já no terceiro período da partida. Nervoso, o time brasiliense se perdeu em alguns erros e viu os visitantes se aproveitarem dos equívocos. Com uma intensidade defensivo impressionante, o ala Rafa Moreira levantou a torcida com um toco em Bennett. O lance funcionou como uma fagulha para time e torcida, que passaram a funcionar em uma só sintonia, mesmo com a derrota parcial por 59 a 48 ao final do terceiro quarto.
O último período ganhou contornos dramáticos. Com até então dois pontos na partida, o armador Pedrinho Rava teve papel fundamental na virada do Universo/Brasília. O dono da camisa 7 entrou em quadra logo após a exclusão de Nezinho após a segunda falta técnica. Com muita personalidade, o gaúcho anotou uma bandeja após roubada de bola e ainda converteu o arremesso da virada, a pouco menos de dois minutos do fim. Dois pontos à frente, o Universo/Brasília ampliou a vantagem para quatro pontos com dois lances livres convertidos por Graterol. Com 81 a 77 faltando 12s para o fim da partida, o Pinheiros forçou um arremesso de três pontos e errou. Com o rebote em mãos, restou ao Universo/Brasília esperar o soar da sirene para comemora