top of page

Norte-americano Cornielius Downes chega ao Leões para recomeçar a carreira


(Cornielius Downes, de preto, em ação pela Rockford University. Foto: Redes sociais)

Às vésperas de estrear na temporada o Leões de Judá anunciou mais um reforço de peso para o elenco. Trata-se do norte-americano Cornielius Downes, atleta indicado pelo compatriota também recém-chegado ao time candango Jamere Murphy. Downes é defensive back de origem, mas deve atuar também como wide receiver, posição que o time brasiliense demonstrou carência na temporada passada.

O atleta de 26 anos é natural de Detroit e tem passagem pela universidade Rockford, em Illinois, e pelo Capital City Command, time semiprofissional de Des Moines, Iowa. Em 10 jogos na temporada 2016/17 o jogador de defesa conseguiu três interceptações e 50 tackles atuando pela Rockford.

Esta é mais uma contratação impactante do Leões de Judá para 2019, que trouxe Jamere e Igor Mota, este último para disputar apenas para o campeonato regional. Ano após ano o time cristão traz jogadores com larga experiência no futebol americano no intuito de desenvolver a grande quantidade de jogadores jovens que o time possui.

Embora Cornielius não tenha nenhum cargo na comissão técnica do time é esperado que a dupla estrangeira possa agregar experiência e conhecimento sobre o esporte aos futuros companheiros de time.

Recomeço

A vinda ao Brasil é encarada por Cornielius como uma oportunidade de recomeçar no esporte. Em seu último ano na Rockford University o jogador sofreu múltiplas leões no joelho em setembro de 2017. Era apenas o terceiro jogo da temporada 2017/2018. De uma vez só ele rompeu o ligamento colateral médio (MCL), ligamento cruzado anterior (ACL) e o ligamento posterolateral, e ainda torceu o nervo peroneal. Foi a última vez que Cornielius esteve em campo.

Devido à gravidade da lesão o próprio jogador não sabia se poderia jogar de novo. Cornielius demorou quase um ano para poder caminhar normalmente e diz que ainda está em processo final de recuperação. “Eu sinceramente pensei que tinha acabado com o futebol e não tinha planos de voltar a jogar depois de sofrer esta lesão”, revelou.