Semifinal da Taça Cairo Santos marca duelo entre brasilienses e goianos

17/5/2019

 (O brasiliense TdC venceu os goianos do Rednecks em 2017 pela BFA. Foto: Carlos Campina/Galera na foto)

 

Neste domingo, dia 19, ocorrem os dois jogos semifinais da Taça Cairo Santos, torneio regional que une times do Distrito Federal e do Goiás. Da fase regular os classificados foram os dois times goianos, o Saints e o Universo Rednecks. Mas para levar o título pela primeira vez, a dupla vai ter que passar pelos brasilienses Tubarões do Cerrado e Leões de Judá, respectivamente. Ambos os jogos ocorrem no estádio Abadião.

 

No jogo que abre as semifinais, o Tubarões do Cerrado (TdC), campeão da última edição do torneio, recebe o novato Goiânia Saints às 9h da manhã. Pelo que demonstrou no ano passado, quando foi campeão da conferência centro-oeste da BFA, o time da capital federal é favorito a chegar à decisão.

 

O time da capital goiana participa pela primeira vez do torneio. Com apenas um ano e meio de existência esta é a segunda competição oficial que o time disputa – a primeira foi a Liga Nacional de 2018. Mas foi na competição regional que o Saints conseguiu o primeiro triunfo em jogo oficial ao bater o Brasília V8 por 28x06. Agora o time quer surpreender o Tubarões e fazer uma história ainda maior.

 

“É o jogo mais importante da história do Goiânia Saints, não só pelo adversário, mas por ser a nossa primeira semifinal. Iremos para o jogo respeitando muito o adversário, mas é claro, sem temer. Sabemos que será um jogo muito duro, muito físico, mas fizemos ajustes na nossa formação para segurar a pressão e tentar surpreender com os nossos talentos”, disse Marcelo Taveira, presidente do Saints.

 

Devido ao chaveamento da competição, o Saints já atuou duas vezes na competição (contra V8 e Rednecks). Já o TdC estreará na competição no jogo do próximo domingo. Para Marcelo esta situação apresenta um fator negativo, pois o Tubarões tem dois jogos para estudar o plano de jogo do Saints, e um positivo, o amadurecimento dos jovens jogadores e as correções táticas e técnicas feitas durante os jogos anteriores.

 

“A nossa decisão de transmitir os jogos é pensando no público, mas temos ciência que de certa forma isso acaba dando material para o adversário se preparar. Acredito que é uma vantagem para eles. Mas como eu disse, nós mudamos boa parte das nossas jogadas e adaptamos nossas formações para surpreender. Mas (os jogos da primeira fase) ajudaram muito nossos atletas a ter um amadurecimento e uma evolução. Com certeza nos auxiliou na preparação para esse jogo”, analisou o mandatário.

 

O quarterback do time brasiliense, o norte-americano Talon Roggasch, enxerga de maneira semelhante a situação incomum. “Como eles já tinham dois jogos, conseguimos ver o que eles estão fazendo com o jogo deles. É uma vantagem sim, mas ao mesmo tempo eles já jogaram dois jogos, então pode ser que eles estejam mais preparados”, disse Talon.

 

A partida marca também a estreia de Talon com a camisa do Tubarões. O quarterback chegou ao TdC em 2019, vindo do América Locomotiva – MG, e está há dois meses treinando com a nova equipe. Ele elogiou os treinos do time candango e espera um bom desempenho do ataque na partida, mas sempre com respeito ao adversário.

 

“Eu gostei muito de como os treinos são organizados. Dessa maneira a gente consegue treinar mais jogadas e dá ao time mais tempo para ajustar as jogadas da maneira correta. Estou animado para jogar, para ver nosso trabalho nos treinos funcionar dentro de campo. Eu espero que o ataque funcione como uma máquina. Mas eu acredito que temos que respeitar tudo mundo e qualquer time. No jogo do futebol americano qualquer dia pode ser seu se você acreditar assim”, sentenciou Talon.

 

Confronto equilibrado

 

Na outra partida do dia, o Leões de Judá recebe o Rednecks às 14h. Este promete ser um confronto extremamente equilibrado, visto as duas excelentes atuações do time goiano no torneio (vitórias por 53x06 e 72x00) e a qualidade que o Leões de Judá demonstrou na temporada passada. Além disso o Leões contratou uma série de novos atletas para a temporada 2019, como o quarterback norte-americano Jamere Murphy e o linebacker Igor Mota, que farão a primeira partida com a camisa do Leões.

 

O Rednecks passa por um processo de reconstrução em 2019. Na temporada passada o time desistiu de participar da BFA às vésperas da competição e viu seus principais jogadores atuar na competição com a camisa dos outros times da conferência. No entanto estes jogadores retornaram ao time goiano para a disputa da Taça Cairo Santos, mas na estrutura interna o projeto Rednecks ainda está em evolução. Este é um dos fatores que faz o treinador da equipe, Ricardo Maciel, apontar o favoritismo do confronto ao Leões.

 

“Eles estão jogando em casa e foram bem na BFA ano passado. Nosso programa está em reconstrução. Muitos jogadores voltaram ao time. Temos experiência, conseguimos demonstrar isso em campo, mas o nosso programa está sendo refeito. O favoritismo é todo do Leões. Mas se executarmos nossas jogadas, com certeza faremos frente ao Leões e correremos atrás da vitória”, disse Ricardo. Como sansão pela desistência da BFA em 2018, o Rednecks não poderá participar da competição nacional em 2019 e por enquanto está sem calendário para o segundo semestre.

 

Estreante em solo brasileiro, Jamere não vê o Leões como o principal candidato a vencer o duelo. Para ele os dois jogos já realizados pelo Rednecks na temporada podem fazer diferença. “O Rednecks está dois jogos à nossa frente e tiveram dois ótimos jogos. Acredito firmemente que não somos os favoritos, mas acredito que cada jogador do Leões esteja disposto a deixar tudo no campo. É para isso que estivemos trabalhando e treinando nos últimos dois meses”, disse o norte-americano.

 

Serviço

 

Rodada dupla, semifinais da Taça Cairo Santos. 

 

Quando – domingo, 19/05

Local – Estádio Abadião, Ceilândia

Horário: Tubarões x Saints – 9h. Leões x Rednecks – 14h.

Ingresso: R$10,00 a meia entrada.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags